Voltar ao Topo
STF JULGA TEMA 808 E DECLARA QUE JUROS DE MORA INCIDENTES SOBRE VERBAS REMUNERATÓRIAS RECEBIDAS EM ATRASO NÃO SÃO TRIBUTÁVEIS!

No dia 12/03/2021, o Supremo Tribunal Federal julgou o tema 808 e negou provimento ao recurso extraordinário da União Federal, e considerou não recepcionada pela Constituição de 1988 a parte do parágrafo único do art. 16 da Lei nº 4.506/64 que determina a incidência do imposto de renda sobre juros de mora decorrentes de atraso no pagamento das remunerações previstas no artigo (advindas de exercício de empregos, cargos ou funções), concluindo que o conceito da materialidade do imposto de renda contido no art. 153, III, da Constituição Federal de 1988, não permite que ele incida sobre verbas que não acresçam o patrimônio do credor.


Além disso, deu ao § 1º do art. 3º da Lei nº 7.713/88 e ao art. 43, inciso II e § 1º, do CTN interpretação conforme à Constituição Federal, de modo a excluir do âmbito de aplicação desses dispositivos a incidência do imposto de renda sobre os juros de mora em questão.


Em outras palavras, ficou decidido que para haver a incidência do Imposto de Renda, esse deverá pressupor um acréscimo patrimonial, o que difere dos juros de mora sobre o pagamento em atraso de verbas remuneratórias, as quais apenas a recompõem um prejuízo sofrido, não configurando aumento de renda.


Assim, em vista do conceito do imposto de renda previsto no artigo 153, III, da Constituição, ficou decidido que é inconstitucional a incidência do imposto sobre juros de mora por atraso no pagamento de verbas de natureza remuneratória (salarial e/ou previdenciária).


Tal decisão fará com que diversos credores possam requerer a devolução de valores de IRPF pagos indevidamente.


Compartilhar:

0 Comentários

  1. Ainda não existem comentários nessa notícia.

Deixe seu comentário:

  • Informe e-mail ou telefone.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso website. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Para saber mais sobre nossa Política de Privacidade, clique aqui.