Voltar ao Topo
ISENÇÃO DE IPI NA COMPRA DE AUTOMÓVEIS POR DEFICIENTES AUDITIVOS É APROVADA PELO STF

No julgamento virtual ocorrido em 21/08/2020 os ministros do STF declararam inconstitucional (por omissão) a Lei 8.989/95, a qual excluiu deliberadamente os deficientes auditivos da isenção de IPI na compra de automóveis.

Ficou estabelecido o prazo de 18 meses, a contar da data da publicação do acórdão, para que o Congresso Nacional adote as medidas necessárias a suprir a omissão legislativa. Enquanto perdurar a omissão, deve ser aplicado às pessoas com deficiência auditiva o artigo 1º, inciso IV, da Lei, que beneficia com a isenção do tributo pessoas com deficiência física, visual e mental e com transtornos do espectro autista.

Na opinião do ministro Dias Toffoli, a isenção de IPI na compra de carros foi implementada de maneira incompleta e discriminatória ao excluir as pessoas com deficiência auditiva do rol dos beneficiados:

E, ao assim proceder, o poder público ofendeu não só a isonomia, mas também a dignidade e outros direitos constitucionalmente reconhecidos como essenciais dessas pessoas. 

Ressaltou ainda o presidente do STF que o benefício fiscal foi construído como forma de realizar políticas públicas para a inclusão social das pessoas beneficiadas. Essas políticas têm natureza constitucional e estão conectadas a direitos constitucionalmente reconhecidos como essenciais, em especial com a dignidade da pessoa humana. 

A lista de isenção abrange doenças como câncer, hepatite C, Parkinson, problemas graves de coluna, Diabetes, HIV Positivo e hemofílicos, Autismo, Escoliose, Artrite Reumatoide, Hérnia de Disco, prótese interna e externa, derrame, Bursite, Tendinite e LER (Lesão por Esforço Repetitivo), entre outras.


Compartilhar:

0 Comentários

  1. Ainda não existem comentários nessa notícia.

Deixe seu comentário:

  • Informe e-mail ou telefone.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso website. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Para saber mais sobre nossa Política de Privacidade, clique aqui.