Voltar ao Topo
EXCLUSÃO DO ISS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS/PASEP E DA COFINS SOBRE O FATURAMENTO

No ano de 2017 o Supremo Tribunal Federal ao julgar o Recurso Extraordinário 574.706, com repercussão geral, entendeu pela impossibilidade do ICMS compor a base de cálculo da Contribuição para o PIS/Pasep e COFINS sobre o faturamento, já que o valor correspondente ao ICMS era destinado ao Estado e não poderia ser considerado faturamento da empresa. Assim, tal entendimento, também, deve ser aplicado ao ISSQN, pois sendo tributo que possui as mesmas características do ICMS, resta aplicável o mesmo entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal.

Assim sendo, é possível que o contribuinte altere a formação da base de cálculo prevista nas legislações relacionadas ao PIS/Pasep e COFINS sobre faturamento, mediante processo judicial, requerendo a restituição dos valores a título de tributo pago indevidamente.

Diante disso, o contribuinte que tenha interesse que o ISSQN seja excluído da base de cálculo do PIS/Pasep e COFINS sobre o faturamento deve ingressar com medida judicial para tanto.

O escritório Renato Von Muhlen Advogados Associados tem a medida judicial apropriada para excluir tais contribuições da base de cálculo do ISSQN e do ICMS sobre o faturamento, assim como para requerer a devolução dos valores pagos indevidamente.

Informe-se!


Compartilhar:

0 Comentários

  1. Ainda não existem comentários nessa notícia.

Deixe seu comentário:

  • Informe e-mail ou telefone.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso website. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Para saber mais sobre nossa Política de Privacidade, clique aqui.