Voltar ao Topo
EMPREGADO DESPEDIDO POR TER AJUIZADO AÇÃO TRABALHISTA CONTRA EMPREGADOR DEVERÁ SER INDENIZADO

A 8ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) condenou uma empresa de construção e pavimentação de rodovias a indenizar por danos morais um empregado que havia sido despedido por justa causa, pelo simples ingresso de ação trabalhista contra a empresa.


No processo restou comprovado que o motivo da despedida foi o ajuizamento de ação trabalhista pelo empregado contra a construtora na qual ele ainda era funcionário. 


Sendo que o empregado ajuizou a ação por estar sofrendo violação em vários direitos trabalhistas, tais como o não recolhimento do FGTS.


Assim que a empresa soube do ingresso da ação, despediu o empregado.


Em defesa, a empresa alegou que a despedida se deu por não haver mais a confiança necessária para manter o vínculo de emprego com o empregado.


Entretanto, o Tribunal entendeu que a linha de defesa da empresa conduz à confirmação de que a despedida se deu em decorrência do ajuizamento de ação trabalhista, o que configura despedida discriminatória, não podendo ser admitido, pois o ajuizamento de ação trabalhista é garantia constitucional inviolável.


Na decisão, foi citado precedente da Turma Julgadora:


DESPEDIDA DISCRIMINATÓRIA. RETALIAÇÃO AO AJUIZAMENTO DE RECLAMATÓRIA TRABALHISTA. LEI Nº 9.029/95. 


A despedida do empregado em retaliação ao ajuizamento de reclamatória trabalhista afronta o art. 5º, XXXV, da Constituição Federal, e se trata de despedida discriminatória, vedada pela Lei nº 9.029/95.


Hipótese em que o reclamante faz jus à indenização por danos morais e à indenização prevista no art. 4º, II, da referida Lei. Precedentes do TST. 


Recurso do reclamante a que se dá parcial provimento. (TRT da 4ª Região, 8a. Turma, 0000110-46.2014.5.04.0721 RO, em 29/09/2016, Desembargador Francisco Rossal de Araújo - Relator. Participaram do julgamento: Desembargadora Lucia Ehrenbrink,

Desembargador João Paulo Lucena)


Assim, além de ter sido afastada a justa causa aplicada, com a conversão do desligamento do empregado em despedida sem justa causa, a Turma Julgadora ainda condenou a construtora a pagar ao trabalhador indenização por danos morais fixada em R$ 10.000,00.


Dessa decisão, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).


Compartilhar:

0 Comentários

  1. Ainda não existem comentários nessa notícia.

Deixe seu comentário:

  • Informe e-mail ou telefone.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso website. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Para saber mais sobre nossa Política de Privacidade, clique aqui.