Voltar ao Topo
CÔNJUGE QUE PERMANECER NO IMÓVEL ADQUIRIDO PELO CASAL APÓS O DIVÓRCIO DEVE PAGAR ALUGUEL

Quando um casal se separa ou se divorcia, é bastante comum que um dos cônjuges permaneça residindo e utilizando exclusivamente do imóvel em comum, enquanto o outro se vê forçado a migrar sua residência para um local distinto, mediante pagamento de aluguel.


Nesse contexto, se a pessoa que saiu do lar conjugal se sentir prejudicada, ela poderá pedir judicialmente o pagamento de aluguel para o cônjuge que permaneceu residindo no imóvel de propriedade do casal após a separação ou o divórcio.


Essa foi a decisão da 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (por meio do processo número 1014013-17.2019.8.26.0003) que, em decisão unânime, determinou o pagamento de aluguel pela ex-mulher que ficou residindo no imóvel adquirido pelo casal após o divórcio, até que ocorra a partilha.


A decisão objetivou evitar o enriquecimento ilícito de uma das partes e o prejuízo injusto de outra, com base no artigo 1.319 do Código Civil.


Vejamos um trecho do entendimento:


“A aplicação do raciocínio sustentado pela demandada à realidade fática pode ocasionar verdadeiro enriquecimento ilícito daquele que usufrui do imóvel, por longos anos, até que haja a decisão de partilha e divórcio ou dissolução de união estável”.


Assim, caso um dos cônjuges permaneça residindo no imóvel comum do casal, haverá a possibilidade de indenização àquele que se encontrar impedido de utilizar o bem.


Afinal, o casal tem os mesmos direitos e deveres um para com o outro, certo?


Por fim, oportuno frisar que a decisão depende da análise de cada caso concreto e do regime de bens escolhido no momento do casamento ou da união estável.


Em que pese o julgado em comento seja originário do tribunal de justiça de outro Estado, é plenamente possível aplicar essa tese aos casos discutidos no Estado do Rio Grande do Sul.


Tanto o entendimento do STJ quanto da nossa jurisprudência regional, há muito tempo, reconhecem tal possibilidade.

 


Para saber mais sobre o tema, não deixe de procurar um advogado


de sua confiança.


Compartilhar:

0 Comentários

  1. Ainda não existem comentários nessa notícia.

Deixe seu comentário:

  • Informe e-mail ou telefone.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso website. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Para saber mais sobre nossa Política de Privacidade, clique aqui.