POSSO RECOLHER O INSS DE FORMA RETROATIVA?
Quem não pagou o INSS em época própria poderá efetuar o recolhimento em momento posterior. Contudo, atenção: em muitas situações será necessário que haja comprovação de que houve alguma atividade laboral remunerada no período em aberto.
O recolhimento de tempo não pago pode ser interessante para aumentar o tempo de contribuição e antecipar a aposentadoria junto ao INSS ou, ainda, no casos de servidores públicos, para averbar junto ao regime próprio de previdência.
É importante atentar para o fato de haver situações em que o INSS aceita o pagamento, mas não o utiliza no cálculo do valor do benefício, de forma que pode ser pago um valor considerável que não entrará na média da renda, apenas do tempo de contribuição. Nesse caso deve ser avaliado com cuidado o custo-benefício.
Os contribuintes facultativos devem atentar que o prazo para o pagamento de períodos não recolhidos é de apenas seis meses. Então, não saia pagando sem ter certeza de que será possível considerar o tempo.
São muitas as questões que devem ser observadas ao recolher INSS em atraso. por isso, antes de solicitar o recolhimento é importante realizar uma consulta com um(a) profissional especialista na área, para saber se o tempo a ser recolhido efetivamente fará diferença na aposentadoria, bem como se, dependendo do valor, não virá a reduzir a futura renda em vez de melhorá-la.
Ainda não existem comentários nesse artigo.