Segurado do INSS que se encontrar acamado pode solicitar perícia médica no leito

Os segurados do INSS que se encontram hospitalizados ou acamados têm direito a solicitar atendimento do médico pericial no hospital ou em casa, independentemente da idade. Ou seja, essas pessoas não precisam comparecer a um posto da Previdência Social para realização da perícia médica. De acordo com o INSS:

O serviço é prestado independentemente de haver ou não serviço de perícia médica na localidade da internação, desde que comprovada a internação ou restrição ao leito.

Para solicitar o atendimento no hospital ou em casa, primeiro, o Segurado deverá fazer o requerimento do auxílio doença agendando perícia médica presencial pela internet ou pela Central 135 (ligação gratuita).

Caso na data agendada ele não possa comparecer em razão de internação hospitalar ou restrição ao leito, um familiar ou amigo deve comparecer à Agência do INSS onde foi marcado o atendimento e levar o documento médico que comprove a condição do segurado. O documento é um relatório médico dizendo que o Segurado está impossibilitado de ir à perícia pessoalmente.

De acordo com o INSS não é necessária procuração para o familiar ou amigo levar o documento médico no dia da perícia. No entanto, é importante que essa pessoa tenha em mãos o telefone de contato da instituição hospitalar, endereço completo, setor, quarto, ala. Ou seja, todas as informações para localização do paciente dentro do hospital, casa de saúde ou clínica. Já no caso de perícia domiciliar, é preciso informar no requerimento o telefone de contato, endereço completo e, se possível, ponto de referência e informações complementares que favoreçam a localização correta do local onde o segurado está.

Após coletadas todas as informações necessárias, o Médico Perito do INSS analisará o caso e agendará a data do atendimento especial.