Voltar ao Topo

PROVA DE VIDA DO INSS: O QUE MUDOU EM 2023?

Prova de Vida do INSS: o que mudou em 2023?

A prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficou mais fácil a partir de 2023. 🙏 Agora não se faz mais necessário que o titular do benefício vá presencialmente realizar tal procedimento burocrático, sendo o próprio órgão responsável pela atualização da informação.

Veja como a prova de vida pode ser comprovada: 👇

✔ Acessar o aplicativo MEU INSS com o selo ouro (nível máximo de segurança das contas gov.br) ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos entidades públicas com certificação e controle de acesso;
✔ Realizar empréstimo consignado com reconhecimento biométrico;
✔ Realizar atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
✔ Realizar perícia médica presencialmente ou por telemedicina no sistema público de saúde ou em rede conveniada;
✔ Ser vacinado (a);
✔ Cadastrar ou atualizar suas informações nos órgãos de trânsito ou de segurança pública;
✔ Atualizar informações no Cadastro Único (opção válida apenas quando a atualização é feita pela pessoa responsável pelo grupo familiar);
✔ Votar nas eleições;
✔ Emitir ou renovar passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar ou quaisquer documentos oficiais que exijam a presença física do titular ou seu reconhecimento biométrico;
✔ Receber benefício social por reconhecimento biométrico;
✔ Ter seu nome na declaração anual do imposto de renda, seja como titular ou dependente.

Importante destacar que, embora não seja mais obrigatório, o segurado ainda pode fazer a prova de vida em uma agência bancária ou pelo aplicativo MEU INSS.

Ficou com dúvidas?

Aqui no escritório possuímos uma equipe especializada em Direito Previdenciário e que pode sanar eventuais dúvidas sobre esse assunto ou outro que você necessite.

Compartilhar:

Criado por ANGELA VON MÜHLEN

Angela é advogada, graduada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), instituição na qual também realizou especialização em Direito Civil. Especializou-se em Direito Público pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Obteve em 2016 o título de Mestre em Direito pela Universidade Ritter dos Reis (UNIRITTER). Atualmente, é Doutoranda em Direito pela Universidade de Salamanca (Espanha).
É palestrante em seminários e eventos na área de Direito Previdenciário e professora convidada de Direito Previdenciário em cursos de graduação e pós-graduação. Participa regularmente de cursos de atualização e congressos na área de Direito Previdenciário no Brasil e no exterior.
É membro do Instituto dos Advogados Previdenciários (IAPE) e do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

0 Comentários

  1. Ainda não existem comentários nesse artigo.

Deixe seu comentário:

  • Informe e-mail ou telefone.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso website. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Para saber mais sobre nossa Política de Privacidade, clique aqui.